domingo, 6 de maio de 2007

Monólogo: "A Alma Imoral"

Clarice Niskier, atriz

Como falei no meu outro blog, tudo na vida é relativo. E foi isso o que comprovei também ao assistir o maravilhoso monólogo A Alma Imoral. Baseado no livro homônimo do rabino Nilton Bonder, a peça são trechos, parábolas bíblicas, que deixam a platéia em pensamento sobre as questões da vida. Desde Adão e Eva, no Paraíso, e toda a questão do pecado original, à história de Sodoma e Gomorra, em que o incesto é colocado como única alternativa para salvar um povo.

Cada trecho coloca em cheque questões morais e de princípios. A alma como algo imoral mesmo. E isso fica mais interessante com o fato de a atriz ficar nua durante toda a peça.

Independente de religião, o texto vem a acrescentar a todos. A nos fazer pensar nessas histórias, de repente com outro olhar e, principalmente, transportá-las para o dias atuais. No nosso cotidiano.

Mas durante a peça fiquei observando o público que estava ali assistindo, compenetrado em cada palavra da atriz e fui fazendo a somatória: Rio de Janeiro + Leblon + burguesia (nada contra a burguesia num todo, mas parte dela) = .... Não achei um resultado. Surpresa? Não sei! Mais estranho ainda é que saí da peça pensando: "Nossa! Isso tudo é tão óbvio". Foi aí que parei pra analisar: "O que é óbvio?" Saber que viver no individualismo, olhando para o próprio umbigo, só gera conflito e discórdia, e que viver nos extremos, no radicalismo total, também gera conflito e discórdia. Não era pra tudo isso ser óbvio?

Pois além de saber que tudo na vida é relativo, essa semana também descobri que o que é óbvio para mim pode não ser para os outros e que a partir do momento que as pessoas não acham óbvio aquilo que eu acho, então não existe nada óbvio. E partindo do princípio de que acho isso tudo tão óbvio, tudo que estou afirmando aqui passa a ser relativo. Essa é a única certeza que tenho.

*********************
Quem tiver mais interesse e por acaso não puder assistir a peça, tem a opção do livro:

A Alma Imoral, Nilton Bonder. Editora Rocco.

Outras obras do rabino:
A Cabala da Comida (2004), A Cabala da Inveja (2004), Código Penal Celeste (2004), A Arte de se Salvar (2005), Ter ou não Ter, Eis a Questão (2006), Curativos para a Alma (2000), O Segredo Judaico de Resolução de Problemas (2005), entre outros.


E vamos que vamos...


myspace layouts, myspace codes, glitter graphics

Um comentário:

Larissa Bello disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.