segunda-feira, 11 de junho de 2007

Venezuela e seu dilema...

Na verdade a postagem anterior seria para falar um pouco sobre o caso Chavez X RCTV. Mas achei que o assunto é um pouco confuso e complexo para se escrever em apenas uma postagem e que também é bem polêmico.

Mesmo ainda não consigo escrever. Isso porque costumo, alguma vezes, ter opiniões ambigüas em relação a certos assuntos. E esse é uma caso!

Consigo enxergar, de uma certa forma, os dois lados da questão. Mas ao mesmo tempo de cara já intitular a atitude de Hugo Chavez como uma " pré ditadura" é exagerado ao meu ver.

Parto do princípio de que quem pode dar direito à alguém, também pode tirar. Isso, principalmente, quando o "doador" é ameaçado de alguma forma pelo "receptor". É questão de defesa. E cada um se defende da maneira que acha melhor.

Não sei até que ponto a população venezuelana enxergou esse caso pelo lado político ou pessoal. Vamos fazer uma comparação: imaginem uma Tv Globo da vida, detentora da maioria da audiência brasileira. Digamos que a vida dela está nas mãos do presidente, seja ele quem for, e um dia, esse mesmo presidente não renove sua licença. Alguém acha mesmo que o povo brasileiro ia se revoltar com os motivos que o levaram a tal atitude ou porque nunca mais eles iam ver o chato do Faustão; as musas, os galãs e todas as tramas alienáveis das novelas; o pretensioso Fantástico... e por aí vai!

Não pensem que estou subjulgando a inteligência do povo. Apenas me baseio no fatos do cotidiano e na realidade. Apenas observações pessoais. Ficar falando que o povo brasileiro não é bobo, que está vendo as coisas acontecerem e se revolta...não sei bem onde viram isso. Tem sim, algumas pessoas dessa civilização que percebem algo ao seu redor e que tentam, mesmo nas mínimas coisas, fazer diferente. Mas isso se resume a um pequeno grupo (e não pensem que me refiro aos intelectuais, cultos). Refiro-me às pessoas do dia-a-dia mesmo. Até porque esses "pseudos-intelectuais" são tão contraditórios quanto o povo em geral. Mas não vou estender a esse assunto. Enfim...

Outra coisa: não estou analisando a população venezuelana e muito menos comparando-a com a brasileira. Até porque, para isso, teria que ir lá e ter conhecimento de causa antes de falar. É porque não agüento ver brasileiro falar de país vizinho. É a velha frase do teto de vidro. A gente tem que se analisar antes de apontar para o outro.

Não sei...pensem bem...dêem suas opiniões.

Vamos que vamos...


myspace layouts, myspace codes, glitter graphics

2 comentários:

Gui Sillva disse...

Uma pena.
Fico muito triste e revoltado ao ver a atitude daquele ser chamado Hugo Chávez. É a famosa ditadura (que o povo brasileiro já conhece tão bem). Certamente quem mais sairá perdendo, será o povo venezuelano.
Censura não deveria existir.
Que os cerca de 50% que apóiam o presidente, enxerguem o mais rápido possível para onde ele está direcionando o país!
beijossss
Gui

Marcos Luppi disse...

nossa
adorei seu ponto de vista
acho tb que os pseudos cultos e pseudos intelectuais são um bando de babaca... não por ter opiniões diferentes e inteligentes, mas por acharem que são as únicas.

bjus... te amo