domingo, 30 de novembro de 2008

Aumenta o número de vítimas da chuva

Maíra Mello - O Fluminense

Subiu para 833 o número de desabrigados no Rio por conta das chuvas, segundo levantamento da Coordenação da Defesa Civil do Estado. O número de desalojados não teve alteração e se manteve em 2.023 pessoas.

O aumento dos desabrigados no Estado é resultado da forte chuva que caiu em Campos, no Norte Fluminense, na última quinta-feira. Cerca de 436 pessoas ficaram desabrigadas na cidade. De acordo com o comandante Henrique Oliveira, da Defesa Civil no município, o número de desabrigados tende a aumentar, já que a chuva continua a cair na região.

Segundo a Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil, o município mais castigado pelas chuvas até agora é Rio Bonito. A Defesa Civil do município confirmou duas mil casas com risco de desabamento. Os principais bairros atingidos são Boqueirão, Bosque Clube, Rio Vermelho e Marajó, onde duas pessoas morreram após deslizamento de terra na terça-feira. Aproximadamente 1,2 mil pessoas estão desalojadas e 40 desabrigadas.

De acordo com a Secretaria de Comunicação de Rio Bonito, ontem um helicóptero águia da Polícia Militar sobrevoou a cidade, com a secretária municipal de Meio Ambiente, Carmem Mota, o geólogo Paulo Guimarães, do Departamento de Recursos Minerais, e o tenente-coronel Bandeira, coordenador da Defesa Civil estadual na região, para analisar a situação e tomar as medidas necessárias.

O prefeito José Luiz Alves Antunes, o Mandiocão, colocou toda a equipe municipal em regime de plantão para o final de semana. "Estamos fazendo o possível para que não tenhamos mais vítimas fatais". Mais de 215 mil pessoas foram afetadas pela forte chuva dos últimos dias no Estado, além de três óbitos, um em Volta Redonda e dois em Rio Bonito.

Municípios têm postos para receber doações

A Prefeitura de Rio Bonito disponibilizou o número da conta corrente para que as pessoas possam fazer doações às vítimas dos temporais em Rio Bonito. O número é 15602-7, agência 0627-0, no Banco do Brasil.

Também há locais em outros municípios onde as doações podem ser feitas: em Niterói, no Centro Universitário Plínio Leite (Centro); em Itaboraí, na Secretaria de Desenvolvimento Social (Centro); em Tanguá, na Defesa Civil Municipal (Centro); em Rio Bonito, na Igreja de São João Batista, Igreja Batista, Ciep Professor Honesto de Almeida Carvalho (bairro da Mangueirinha) e na Secretaria de Bem-Estar Social (Centro); e em São Gonçalo, no Centro de Referência em Assistência Social (Barro Vermelho).

Hoje, às 13 horas, motociclistas do grupo Bode do Asfalto, formado por maçons de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Rio de Janeiro levam doações às famílias que sofreram com a forte chuva em Rio Bonito. Os produtos serão entregues ao Hospital Regional Darcy Vargas.De acordo com a concessionária Autopista Fluminense, responsável pelo trecho da BR-101 que vai da Ponte Rio-Niterói à divisa com o Espírito Santo, a rodovia está parcialmente interditada na altura do quilômetro 28, em Campos. Ontem a equipe da concessionária esteve no local para resolver a situação.

Na última quinta-feira, a Sesdec já havia decretado estado de emergência em cinco municípios fluminenses: Carapebus, Silva Jardim, Paracambi, Barra do Piraí e Rio Bonito. Essas cidades, junto a Campos, têm a maior parte dos desalojados e desabrigados.

Nenhum comentário: