sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Marcas que não saem de dentro de nós

Não importa quanto tempo passe, as coisas que passamos na vida e toda as outras histórias que vivemos. Há momentos que nos marcam profundamente. Feridas que se tornarnam cicatrizes e cada olhar nos causa lembrança e dor da época.

Foi exatamente o que senti ao assistir O Leitor, de Stephen Daldry. A película conta a históra de Michael Berg - interpretado por David Kross, na juventude e Ralph Fiennes ( de o Jardineiro Fiel) na fase adulta. Ainda adolescente, Michael conhece Hanna Schmitz -Kate Winslet - numa situação inusitada. Os dois se apaixonam e passam a ter uma caso escondido. Michael ainda é um estudante e isso causa um facínio em Hannah, que por conta de um segredo, adoro que leiam para ela.

Entre um segredo e outro, Hannah desaparece da vida de Michael sem dar qualquer explicação. Muito anos depois ele a reencontra num situação muito suspeita.

O mais interessante é quando, quase 20 anos depois, eles se reencontram de verdade. Todas as lembranças voltam a Michael, já com quase 40 anos. Toda a dor, mágoa e desilusão surgem como se estivesse acontecendo ali, de novo.

Não adianta o tempo passar, a dor sempre ficará na lembrança de quem passou por momentos emocionalmentes intensos na vida.
______________________________
Filme: O Leitor (The Reader)
Direção: Stephen Daldry
Adaptação: David Hare, baseado em livro de Bernhard Schlink
Elenco: Ralph Fiennes, Kate Winslet, Lena Olin

Um comentário:

Iza Rosenberg disse...

Não gostei muito desse filme, apesar de ser uma fã incondicional da Kate Winslet, desde os tempos de "Almas Gêmeas", do Peter Jackson. Ela merecia o Oscar pelo filme "Foi apenas um sonho".