sábado, 30 de agosto de 2008

Nem Freud, nem Lacan...Clarice me entenderia...

Entre frases e jogo de luzes, eis que entro na exposição de Clarice Lispector, no CCBB Rio. Sentir: essa é a palavra que expressa o que aconteceu no momento. É ler e sentir, cada letra, cada palavra, cada vida, cada momento, cada imagem.

E entre uma saleta e outra, me deparo com Clarice. A próprio, numa entrevista à Tv Cultura, em 1977, ainda em preto e branco, mas muito real. Conflitos, entendimentos e desentendimentos, amores...enfim...entre um cigarro e outro e os dedos marcados pela digitação da máquina de escrever da época, ela fala sobre vida...com o olhar sempre vazio. É isso: vida! Coisas banais que se tornam complexas a cada fala. Não complexas por serem difíceis, mas complexas de significação, de importância. Entre frases como: "Tem período que a vida é intolerável" e "quando me comunico com o adulto, me comunico com o mais secreto de mim mesma ... aí é complicado" ela fala com propriedade, mas sem modestia, sobre a vida e seus conflitos e a nessidade de se entender e ser entendida.

E para os que pediram, aí estão algumas frases da exposição:


"Viver não é relatável; viver é vivível"
"Essa coisa sobrenatural que é viver. O viver que eu havia domesticado para torná-lo familiar"
" .. descobrir que não tenho um dia-a-dia. É uma vida-a-vida. E que a vida é sobrenatural"
"...morrer vai ser o final de alguma coisa fulgurante: morrer será um dos mais importantes atos de minha vida".
" Vida é o desejo de continuar vivendo e viva é aquela coisa que vai morrer. A vida serve é para se morrer dela".
" Eu que jamais me habituarei a mim, queria que o mundo não me escandalizasse"
" O que eu sinto eu não ajo. O que ajo, não penso. O que penso, não sinto. Do que sei, sou ignorante. Do que sinto, não ignoro. Não me entendo e ajo como se me entendesse".

4 comentários:

Gui Sillva disse...

sentir é fundamental na vida!!!!
Luxo total a exposição!
beijossss

Anônimo disse...

ah!
que coisa fantástica vc compartilhar esse momento mágico!
:D
sdds!
beeeeijus!

Anônimo disse...

eu tava lá!!

e com vc!

hihi

vamos fazer mais saidinhas assim bjocas

mesquita disse...

Eu adoro Clarice, acho uma das mais completas autoras brasileiras mesmo sendo Ucraniana ou coisa parecida.