terça-feira, 26 de agosto de 2008

Nem tudo é o que imaginamos...

Depois de um mês (só pra variar) li a matéria de Clarah Averbuck, na revista Bravo de julho, sobre o filme Nome Próprio. Revista pra mim é assim: para saborear aos poucos e não para devorar de imediato. Enfim...

O longa foi baseado no livros Máquina de Pinball e Vida de Gato de Clarah. No entanto, ao assistir o filme a impressão que nos dá é que se baseia na vida dela e seus escritos no blog Brasileira!Preta. Mas, de acordo com a matéria, escrita por ela mesma, houveram alguns equívocos no roteiro. Realmente o blog dela foi um dos primeiros do Brasil e causou muita polêmica, já que falava sobre a vida dela, seu cotidiano, mesmo que em 3ª pessoa, como se fosse ficção. Mas não....era sobre a vida dela. E não foram esses escritos que ela utilizou nos livros, como mostra o filme. Ela já havia acabado o Máquina de Pinball quando o burburinho de seu blog estourou.

Na matéria ela diz: "Posso até julgá-lo um bom filme, com grande atuação, mas, como adaptação da minha obra, muita coisa incomoda. Ainda estou digerindo Nome Próprio."

Opinião mais direta e sincera, impossível!

É bom sabermos a o
pinião de escritores que têm seus livros adaptados para a telona. Porque pelo que já li, a maioria não aprova o resultado...aliás, muitas vezes até o público.

Os outros livros de
Clarah são: Máquina de Pinball (Editora Conrad ); Das coisas Esquecidas Atrás da Estante (Editora 7 Letras) e Vida de Gato (Editora Planeta). Agora ela está com outro blog: Adiós Lounge.

Personagem Camila, por Leandra Leal

2 comentários:

Gui Sillva disse...

A Clarah é luxooo.
ela as vezes escreve na TPM tb.
adouuuuro

mesquita disse...

Eu acho um filme interiamente DEPRÊ, se não fosse a fabulosa Leandra Leal, eu arriscaria dizer que é chaaaaato.