terça-feira, 6 de março de 2007

Simone de Beauvoir

"Prometi a mim mesma não me esquecer, quando fosse adulta, de que, aos cinco anos, já se é um indivíduo completo".
Escritora francesa, Simone de Beauvoir, ficou conhecida internacionalmente com dois volumes de seu livro "O Segundo Sexo" - Fatos e Mitos (vol. I) e A Experiência Vivida (vol. II), em que trata da condição da mulher na sociedade, no âmbito sexual, psicológico, social e político.

Suas obras, entre romances, ensaios e memórias, são inspiradas em suas experiências pessoais, sempre retrantando temas existencialistas.


"...é um absurdo censurar a uma obra o fato de representar alguma coisa; mas há grande diferença entre significar e demonstrar; a existência é sempre significante ainda que nunca prove coisa alguma; o objetivo do escritor consiste em mostrá-la recriando-a com palavras; ele a atrai, ele a empobrece se não lhe respeita a ambiguidade".

Nome importante relacionado a condição da mulher na sociedade patriarcal, Simone teve grande influência sobre os futuros movimentos feministas que vieram, mais tarde, lutar pela causa. Seu pensamento vai além de seus livros. Sua atitude é ainda mais importante que sua teoria. Simone manteve um relacionamento avançado para a época, com o filósofo Jean-Paul Sartre, formando assim um casal bem atípico para sua geração. Com ele participou de manisfestações culturais, políticas e sociais pelo mundo.

Até a próxima!

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom seu "novo" blog... muito melhor... ótima também é a iniciativa, sem dúvida muitas mulheres ao longo de nossa história contemporânea merecem ser lembradas e referenciadas...

A Ladeira disse...

muito legal a homenagem.
gostei. parabéns pelo blog.
bjss