quarta-feira, 23 de julho de 2008

Em busca...

Às vezes pensamos coisas nas quais não entendemos. Mas, em algum momento, algo acontece, ou alguém aparece e diz coisas como se estivéssemos nos ouvindo. Foi o que aconteceu comigo ao assistir ao longa Na natureza selvagem, dirigido por ninguém menos que Sean Penn.

Foi indicação de um colega. Não sabia bem ao certo sobre o que era. Por isso foi tão tocante e emocionante ao mesmo tempo. Cada palavra e pensamento que eu via na tela, era como ler meus próprios pensamentos.

Não era cinema...era vida! Isso mesmo, vida acontecendo ali, naquele momento. Eu não estava sentada em uma poltrona, no escuro, com ar refrigerado. Eu estava lá, na estrada, carregando mochila, andando pelo asfalto quente, pegando sol na cara. Eu estava junto com ele, o personagem Christopher McCandless ou Alexander Supertramp (Emile Hirsch).

Muitos não entendem o que é precisar sair, ou querer sair... sentir a necessidade de sair. E não sair de dentro de uma casa, de um estabelecimento apenas...é sair da sua vida, o que também não significa morrer. É sair da vida que leva, da infelicidade de cada dia, com pessoas estranhas, com rotina estranha...sair daquilo que o atormenta de alguma forma. E isso não é fugir! Pelo contrário. Vejo isso como a procura da cura. Sim, cura! Cura de ter que frequentar lugares e conviver em sociedade de forma hipócrita e falsa. Ou como dizem agora: FAKE!

Um resumo bem rápido: o filme conta e história de um jovem, que ao fim da faculdade foge para o Alaska, em busca de respostas para seus questionamentos.

E é isso. Em algum momento temos vontade de sumir mesmo; largar tudo para trás. Começar do zero! Mesmo que não seja pra sempre, que seja o tempo necessário para se purificar, se curar, se iluminar.

Se você nunca pensou nisso, parabéns! Mas para os que, como eu e
Christopher McCandless, pensamos nisso, e no caso dele agiu, não pense que está sozinho. E saber disso sempre conforta.

Ps.: Só um pequeno detalhe: é um caso real!

__________________________
Título: Na Natureza Selvagem ( Into the Wild)
Direção: Sean Penn
Ano: 2007
Roteiro: Sean Penn, baseado em livro de Jon Krakauer

Um comentário:

Anônimo disse...

"Onde está a imaginação? Ando sobre trilhos invisíveis. Prisão. Liberdade. São essas as palavras que me ocorrem. No entanto não são as verdadeiras, únicas, insubstituíveis, sinto-o. Liberdade é pouco. O que desejo ainda não tem nome. – Sou pois um brinquedo a quem dão corda e que terminada esta não encontrará vida própria, mais profunda. Procurar tranqüilamente admitir que talvez só a encontre se for buscá-la nas fontes pequenas. Ou senão morrerei de sede. Talvez não tenha sido feita para as águas puras e largas, mas para as pequenas e de fácil acesso. E talvez meu desejo de outra fonte, essa ânsia que me dá ao rosto um ar de quem caça para se alimentar, talvez essa ânsia seja uma idéia – e nada mais"

Clarice Lispector