sábado, 14 de abril de 2007

O privado é público. Será?

Apesar do acontecimento ter ocorrido terça feira (10), acho que é muito válido apresentar o caso aqui. Foi publicado no jornal O Globo uma carta enviada pelo ator Eduardo Moscovis a redação do respectivo periódico, sobre a ação dos paparazzis. O texto fui intitulado “Respeitável Público”. O ator reclamava do assédio desses profissionais que se aproveitam da imagem pública de alguns atores (e não artistas) – vale lembrar que há uma diferença de significado para essas palavras. Aí surge a pergunta: até onde é aceitável que uma pessoa, pelo dinheiro, claro, exponha alguém?

O mais impressionante é que vejo muitas pessoas acharem tudo isso totalmente normal. Esquecem que atores e atrizes (digo os que realmente fazem jus a profissão que escolheram) são trabalhadores como outro qualquer. Tem horário, salário, carteira assinada e todos os direitos como qualquer outro empregado. O que temos que passar a questionar é o trabalho desses fotógrafos, o que virou uma corrida ao baú de ouro. E mais: temos que questionar as nossas próprias atitudes, pois somos os principais financiadores dessa máfia. O que realmente nos interessa se fulano está internado numa clínica de desintoxicação ou que sicrano está em momentos de intimidade numa praia qualquer? Por que a vida de uns interessa tanto a outros?

myspace layouts, myspace codes, glitter graphics
Segue abaixo a carta na íntegra.

"Respeitável público"

Esse é um documento-desabafo, um pedido de ajuda, uma denúncia e/ou simplesmente um relato. Não quero parecer egoísta nem alheio a nossa crítica realidade, por isso peço que sejam tolerantes de acharem que o que me angustia é pouco ou de menor relevância diante de tantas barbaridades, injustiças e impunidades.
Necessito partilhar esse momento publicamente. Aliás, é sobre esse termo e suas várias interpretações que gostaria de discutir: o que é ser público? Aparecer em milhões de aparelhos de TV me torna pessoa reconhecida publicamente, mas o que isso quer dizer exatamente? Que devo acatar qualquer tipo de abordagem, educada ou não, a qualquer momento? Como devo agir quando percebo estar na mira de celulares com câmeras de altíssimo alcance e refinamento tecnológico?
'Tu não é publico? Paga esse preço', costumo ouvir. O problema não é esse. OU pelo menos não é só esse. Não tem lógica destratar alguém que, de uma maneira educada, manifesta admiração pelo meu trabalho. Até porque minha função é exatamente mexer com o emocional dela. Mas as revistas especializadas (nisso?) oferecem um cachê (ou seria uma recompensa?) caso você, “mortal comum”, ao se deparar com um desses que são públicos (e são cada vez mais), bata uma foto.
Essas revistas estimulam um comportamento furtivo, invasivo e desrespeitoso, incitando os leitores a serem um 'paparazzi' também. Como distinguir quem é o fã?Sou morador do Leblon desde os 10 anos de idade. Adoro o bairro e o escolhi para desenvolver minha família. Quem mora aqui já esbarrou comigo a pé, de bicicleta, com minha mulher, meus pais, amigos, na praia, no calçadão, levando minhas filhas à escola, de chinelo, camiseta, short... Não me considero “estrela”, não me comporto como tal e tampouco me alimento dessa indústria.
Há pouco mais de um mês fui interceptado pelo meu vizinho dos fundos. Ele me contou ter sido abordado por fotógrafos, que lhe ofereceram dinheiro para deixar que
fotografassem o quarto das minhas filhas e do bebê que vai nascer. Semana passada, a mãe de uma atriz e uma diretora de teatro, também vizinhas, me disseram ter recebido a mesma oferta de 'fotógrafos especializados'.
Me preocupo se pego a Linha Vermelha à noite, fico atento a motocicletas que se aproximam do meu carro e tenso ao ver uma blitz (será verdadeira?), fico receoso ao andar sete quarteirões e não cruzar com nenhum policial, não deixo o meu carro dormir na rua, etc. Ou seja, vivo as angústias e inseguranças de todo cidadão carioca.
Devo ainda fechar as cortinas, ficar enclausurado porque pode ser que haja em algum apartamento próximo alguém empenhado em expor minha família? Dentro da minha casa? Podem me fotografar com minhas filhas em qualquer lugar sem autorização? Podem mostrar o rosto delas? Mesmo menores? EU sou a “celebridade” e não elas!!!
Por que, quando sai a foto de um ser humano de 16 anos que arrastou um anjo inofensivo por 7km, o rosto dele é desfocado? Qual é a lógica? Querem preservar esse (e tantos outros) assassino? E minhas filhas?
Quem preserva? Já que não tenho direito ao pacato ir e vir, que elas tenham. Que haja uma proteção para isso e que respeitem os cidadãos que por algum motivo trabalham na TV, cinema, teatro, mas que não optaram/compactuam dessa maluquice sem limite que virou as nossas (de todos nós) vidas.
Aproveito para agradecer aos vizinhos que me alertaram e peço aos outros que não cedam a esse assédio desqualificado e desonroso. Que nós consigamos nos manter à parte disso tudo, preservando a essência natural dos moradores desse bairro. Somos especiais por morarmos num lugar tão maravilhoso. Independente de QUEM somos”.
Até a próxima!!

Nenhum comentário: